domingo, 28 de junho de 2009

Deputado por um dia 2009.


Cinco escolas do interior do Estado participam da segunda edição do Deputado Por um Dia de 2009, nesta segunda-feira (29), na Assembleia Legislativa. Alunos do Colégio Estadual Monsenhor Peres, de Vista Alegre do Prata; da Escola Estadual de Educação Básica Professor Willy Roos, de Agudo; da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Suely Vacari Osório, de Tramandaí; do Colégio Estadual Comendador Soares de Barros, de Ajuricaba; e do Instituto Estadual de Educação Dr. Carlos Vidal de Oliveira, de Santana do Livramento, vivenciarão a rotina dos deputados estaduais durante todo o dia. As atividades são gratuitas e abertas ao público.


A iniciativa

Deputado Por um Dia

Criado em 1999, o projeto Deputado Por um Dia visa a aproximação entre Legislativo e crianças e adolescentes, da 7ª série do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, que frequentam escolas públicas e privadas do Estado, para que conheçam, na prática, como é a atividade parlamentar. Em cada edição são sorteadas cinco escolas, representadas por onze alunos, totalizando 55 deputados.

Durante os preparativos, uma equipe da Escola do Legislativo vai aos colégios para falar com alunos e professores sobre temas como histórico do Poder Legislativo, organização política do Estado Brasileiro, a importância de fazer política e movimento estudantil, noções de processo e técnica legislativa e noções de funcionamento do plenário.

Cada escola sorteada elabora um projeto de lei que é discutido, apreciado e votado na Sessão Plenária do Estudante. Neste dia, as atividades na Assembleia iniciam-se às 8h30, com uma programação envolvendo temas de interesse ligados a cidadania. No final da manhã, os deputados-líderes participam de uma reunião para organizar a Ordem do Dia. E, a partir das 14h, ocupam as cadeiras dos parlamentares, no plenário, para apreciação e votação das proposições.

Fonte: Site a.l.

Nenhum comentário: