terça-feira, 30 de junho de 2009

Governo do Estado apresenta conquistas dos 30 meses da atual gestão

A governadora Yeda Crusius realizou, nesta terça-feira (30), no Palácio Piratini, solenidade alusiva aos 30 meses de gestão do governo do Estado. A atual administração é marcada pelos esforços do ajuste fiscal, que possibilitou o fim do déficit público, acumulado nos últimos 37 anos, e pela retomada dos investimentos. Em 2007, o déficit previsto era de 2,4 bilhões. Em 2009, o governo está investindo 2,374 bilhões, garantidos no Orçamento.


Ao dar as boas-vindas, a governadora falou sobre os resultados que o governo do Estado vem obtendo. "Depois das enormes dificuldades iniciais, o mover a terra, o preparar a terra, plantar a semente e, depois do plantio, quando começa a colheita, há muita coisa importante que se pode relatar e que afeta toda a população do Rio Grande do Sul", disse Yeda, que prosseguiu destancando que, num governo de gestão, foi introduzido um modo de agir, de pactuar e de buscar o consenso, firmando uma cultura.
Além do corte de 30% nas despesas, o governo modernizou a receita e intensificou o combate à sonegação fiscal. Em dois anos, a arrecadação de ICMS cresceu para mais de R$ 1,3 bilhão. O repasse de ICMS aos municípios, em 2008, aumentou 21% em relação a 2007. A atual gestão contabiliza ainda uma economia de R$ 600 milhões (30%) na aquisição de mercadorias e serviços. Na Central de Compras (CELIC) eram 1,2 mil fornecedores cadastrados em 2007. Com a confiança retomada, agora, são quase 10 mil. Yeda destacou que em todas as secretarias há muitas coisas feitas e é preciso que a sociedade saiba. "Na Secretaria da Fazenda, por exemplo, todos os servidores participam do Planejamento Estratégico Estadual, com objetivos e metas de onde e como se quer chegar", avaliou. "Pela expectativa que nós nos pusemos de realizar um governo que permita aproveitar todo o potencial do Rio Grande do Sul em realizações, sempre avisei aos meus secretários que não seria tarefa fácil. É por isso que hoje nós escolhemos fazer uma apresentação um pouco diferente que vai mostrar alguns instrumentos de comunicação que facilitaram o entendimento do que este governo vem fazendo em todas as suas secretarias e em todo o nosso Estado", disse a governadora. As conquistas e os avanços foram estruturados a partir dos três eixos de gestão do governo - Desenvolvimento Econômico Sustentável, Desenvolvimento Social e Finanças e Gestão Pública. Também foram destacadas as principais ações dos 12 Programas Estruturantes, que norteiam as ações do atual gestão. O equilíbrio das contas públicas permitiu priorizar a aplicação de recursos na melhoria dos serviços prestados pelo Estado: - Na segurança pública, já foram adquiridas entregues 1.325 viaturas zero quilômetro, nomeados 3.109 mil servidores (mais 3,6 mil contratações em andamento) e criadas 885 vagas prisionais (mais 842 vagas em andamento). - Na educação, 1.332 escolas foram contempladas com obras de reformas e de ampliação de escolas (mais 105 obras em andamento), capitados 16,6 mil professores e implantados 252 laboratórios de informática (mais 158 em andamento). - Em infraestrutura, estão concluídos 174 quilômetros de obras de restauração e construção de estradas e acessos municipais (mais 613 quilômetros em andamento), com destaque para a RS-118, na Região Metropolitana, e para os eixos Norte e Sul da RSC-471, ligando o Norte e Centro do Estado ao Porto de Rio Grande. - Na regionalização da saúde, mais mil novos leitos foram abertos para atendimento pelo SUS, e ampliadas as redes de alta (de 21 para 82 unidades) e de média complexidade (de 23 para 113 unidades). - Nos cuidados com a infância foram beneficiadas 74.742 crianças. - Na prestação de serviços, a Rua da Cidadania beneficiou mais de 73 mil pessoas.

Nenhum comentário: