segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Da Série Recordar é Viver.

Quem escreveu o texto abaixo, em maio, foi o petralha José Dirceu, em seu blog. Ele parece conhecer muito bem o ministro Tarso Genro:Evitei entrar na polêmica gaúcha até agora por considerá-la divergências naturais do PT local e por entender que os diferentes caminhos são todos legítimos, e devem ser decididos pelos filiados e delegados nos encontros municipais e no Estadual do partido.


Lá, há várias visões e táticas eleitorais para 2010: candidatura própria; aliança com o PMDB; um nome novo ou um já testado para disputar as eleições ao governo; a definição, já no mês que vem, da candidatura ao governo; e Tarso Genro como candidato.

Daí eu não entender porque Tarso Genro exige desculpas do presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, por ter se posicionado pelo adiamento da decisão no Estado, levando em conta a questão nacional das alianças para o palanque de nossa candidata, Dilma Rousseff.

Berzoini externou uma posição tão legítima quanto a dos que defendem a definição já!Nesse debate, quero repelir o uso da expressão "manobra" pelo ministro da Justiça ao se referir a uma provável participação minha nessa defesa do adiamento. Segundo registro dos jornais, Tarso Genro disse: "Não imagino que seja manobra do Zé Dirceu porque seria uma manobra contra o candidato dele aqui, o Adão Villaverde (deputado estadual).
Não creio que eles chegariam a isso.”Acredito que essa forma desrespeitosa de tratar diferenças e divergências não ajuda em nada no debate e no esclarecimento das diferentes visões e táticas para o PT no Estado e no país.
Melhor é enfrentar o debate sobre como o partido vai disputar as eleições sem os aliados de sempre, PSB e PC do B, já que estes podem apoiar um candidato do PMDB (e o PTB e o PDT também). Se esse candidato peemedebista for o atual prefeito de Porto Alegre, José Fogaça, o vice-prefeito José Fortunati (ex-petista) assumirá a prefeitura e, inevitavelmente, será candidato à reeleição em 2012. Restaria ao PT, então, fazer alianças com o PSOL e o PSTU.
Fonte: Por Outro lado

Nenhum comentário: