terça-feira, 29 de setembro de 2009

Poder a palavra.


As modalidades de exercício do poder, a concentração de poder, interessam à ciência política desde que sejam fonte de poder. A manifestação de poder define-se pela capacidade de obrigar outros a aceitar ou adoptar um determinado comportamento. Estudar o poder gerado numa sociedade politicamente organizada e estruturada, quando exercido como coação é o conjunto de interacções através da qual se processa a distribuição autoritária de recursos numa determinada sociedade.
Surge, então, como o estudo das estruturas e processos pelos quais o sistema político de uma sociedade persegue sua permanência, ao mesmo tempo que procede à distribuição imperativa dos recursos de que tal sociedade se vale, em seu funcionamento.
Poder, muitos querem, poucos conquistam da maneira certa, constitui um conceito operacional e possível, difícil de definir, porque existem várias definições para ele. A onipresença virtual da política nos factos ou a sua politização pode depender da correlação entre as forças políticas e ainda de acontecimentos que tenham maior ou menor impacto na opinião pública. Também o contexto internacional pode contribuir para a politização de um determinado facto, determinante o Poder pode ser uma faca de dois gumes.

Marcos Tunnermann

Nenhum comentário: