sexta-feira, 26 de junho de 2009

Crack a droga da vez!!!!!

O crack, tal como é conhecido hoje, foi uma descoberta da cultura do freebase nos primórdios da década de 80, nos EUA. Era preparado mediante o aquecimento de uma mistura de cocaína, água, bicarbonato de sódio, e esteve disponível apenas por um curto período de tempo, até que foi descoberto pelos aficionados da cocaína como um produto inferior, por causa das impurezas que continha. Entretanto, crack não é nem cocaína, nem cocaína purificada.

O crack, é convertido a um estado básico sem a remoção dos adulterantes. O ato significa inalar vapores de base de cocaína, da qual o crack é apenas uma das formas. Finalmente, o crack não é a cocaína purificada, pois durante o processamento, o bicarbonato de sódio permanece como um sal, deduzindo, de certa forma a sua homogeneidade. Derivada da planta de coca é resultado da mistura de cocaína, bicarbonato de sódio ou amônia e água destilada, resultando em grãos que são fumados em cachimbos, o que possibilitou seu fumo foi a criação da base de coca batizada como livre. O consumo do crack é maior que o da cocaína , pois é bem mais barato e seus efeitos duram menos. Por ser extimulante, ocasiona dependência física e, posteriormente, a morte por sua terrível ação sobre o sistema nervoso central e cardíaco..

Há tolerância em relação a alguns efeitos da cocaína, por exemplo, a perda de apetite, mas por outro lado, a sensibilidade aumentada quanto a outros efeitos, como convulsões. Essa sensibilidade pode explicar certas mortes que ocorrem após a absorção de doses aparentemente fracas. A cocaína provoca forte dependência psicológica, particularmente nos que se administram injeções e nos fumantes da base livre. A dependência física pode ocorrer nos usuários inveterados de cocaína, sobretudo entre os que fumam a base livre.
Os sintomas de abstinência se manifestam por fadiga, sono longo mas agitado, fome canina, irritabilidade e depressão. Devido à sua ação sobre o sistema nervoso central, o crack gera aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental. Os efeitos psicológicos são euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima. A dependência se constitui em pouco tempo no organismo. Se inalado junto com o álcool, o crack aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial o que pode levar a resultados letais

Nas capitais, serão abertos cursos de especialização e mestrado em tratamento nas universidades federais. "É preciso formação especializada para tratar da questão, e temos falta de capital humano. O montante de R$ 54 milhões também vai financiar projetos para a melhoria da estrutura física e de equipamentos em clínicas e hospitais da rede de tratamento no país.

Interessante...

Nenhum comentário: